sábado, 6 de dezembro de 2008

Em quem está minha confiança?

A Igreja nos convida a termos esperança. Talvez você seja uma pessoa que está diante de muitas situações do dia-a-dia em um clima de falta de esperança.
Veja o Evangelho: Mateus 9, 27-31
No caminho, indo para a casa de Jairo, Jesus encontra uma mulher que era considerada impura porque sofria de um fluxo de sangue. Esta mulher também estava desanimada, mas ela ouviu Jesus e pensou que se Ele O tocasse ela seria curada. E Jesus diz a ela: “Vai a tua fé te salvou.” E a mulher ficou curada.
Jesus partindo da casa de Jairo, encontrou dois cegos e fez uma pergunta para eles, e hoje Ele faz a mesma pergunta a mim e a você: “Você crê que eu posso te curar?” Bem a resposta dos cegos foi: Sim Senhor! Tem muito cristão por aí que age como se Deus não existisse, e por isso eu fiz esta pergunta desafiadora. Se uma pessoa crê, ela não se desespera.
O Papa Bento XVI em suas catequeses tem falado: “Cristo ressuscitou e continua agindo no meio de nós”.Ontem tinha uma pessoa aqui que chorava muito, pensava em suicídio. Nesta era da auto-ajuda as pessoas dizem: “Você vai conseguir, você tem força”. Mas quando ela não coloca a confiança em Deus e sim em si mesma, então se desespera, porque só Jesus pode nos tirar das situações difíceis da vida.
Em Lucas 18, Jesus diz: “Quando o Filho do Homem voltar, Ele vai encontrar fé sobre a terra?”
Será que você que está numa situação financeira difícil, com tantas contas a pagar, as pessoas te ligando e cobrando, você percebendo que o dinheiro não entra, você até está rezando, pedindo para o Senhor te tirar desta situação, mas isso talvez esteja demorando um pouquinho. Você terá fé para esperar? É preciso dizermos como Davi: “De onde virá o meu socorro?” E Davi responde: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”.
O nosso socorro vem daquele que está no meio de nós, vivo e ressuscitado, Ele está na tua casa, tomando conta de você, te protegendo.Você vai perceber que desde o começo deste ano, você foi passando pelas dificuldades, e foi superando porque Ele está com você. Talvez a sua situação hoje ainda esteja difícil, mas hoje Jesus pára diante de você e te pergunta: Você crê?
Nós não estamos sozinhos, precisamos crer que Ele está no meio de nós. O Salmo 138 é para você celebrar a vitória de Deus na sua vida. E o Salmo diz: “Para onde irei longe do vosso Espírito, para onde fugir apartado de vosso olhar”.
Vou resumir em poucas palavras o que ele acabou de dizer: Não tem para onde fugir, é o Senhor que me envolve, eu posso cair e Ele vai estar lá para me levantar.
Mas você pode perguntar: Por que Ele ainda não me tirou desta situação? Porque Ele está esperando que você saiba de uma coisa: que só Ele pode lhe tirar desta situação, por isso é preciso saber esperar no Senhor. A minha fé não está no ter ou não ter; esta é a nossa certeza: tendo ou não, Ele está no meio de nós, nós não estamos sozinhos.
A nossa referencia é Jesus. Ele nunca vai nos decepcionar! E mesmo que você confie numa pessoa, esta confiança não pode ser superior a sua confiança em Jesus, porque, Ele não decepciona. Então coragem!Eu sei que os jornalistas estão dizendo que o próximo ano será difícil, mas Nosso Senhor Jesus Cristo está conosco, é assim que nós devemos caminhar. É assim que nós devemos entrar neste ano que se aproxima.Os ventos estão aí, as chuvas, mas nós precisamos crer, Ele está caminhando conosco. Nós temos que dizer sempre: Sim Senhor eu creio! E assim vamos percebendo a vitória de Deus na nossa vida.
Pe. José Augusto - Hosana Brasil - Missa de Abertura
Transcrição: Célia Grego

Nenhum comentário: